QUEM SOMOS

     A Ultralentes tem a tradição de fabricar lentes de contato RGP especiais e lentes esclerais de alta tecnologia que proporcionam resultados surpreendentes, com grande regularidade, precisão e qualidade.

     A tecnologia das lentes especiais UL proporcionam ao paciente grande conforto e uma ótima adaptação e oferecem ao paciente a melhor acuidade visual possível de se obter garantindo especialmente a manutenção do equilíbrio fisiológico da córnea.

     Os resultados proporcionam ao oftalmologista tornar-se uma referência nesta subespecialidade, transmitindo credibilidade aos pacientes e demais colegas, reforçando o profissional com mais indicações.

 

 

   SERVIÇOS

 

   Consultoria especializada em casos de alta complexidade

   Recuperação de lentes com riscos e depósitos.

   Reclassificação e reorganização de caixas de provas

   Ventosas DMV Ultra e Scleral Cup (DMV)

 HISTÓRIA

 
 
 

    Os oftalmologistas credenciados e certificados junto a Ultralentes contam com a consultoria especializada em casos de alta complexidade onde o teste com as lentes de prova não foram suficientes para se obter um melhor resultado.

 

     Devido a particularidades individuais de alguns casos, eventualmente torna-se necessário uma personalização da adaptação. Com base nas observações da lente de teste que ficou melhor, é possível algumas modificações em um ou mais parâmetros originais da lente a ser solicitada para aprimortar o resultado final. Este processo chama-se de personalização. Tanto nas adaptações de lentes RGPs como de esclerais a Ultralentes fornece um formulário específico onde o especialista pode fazer as anotações e desenhos e enviar para o laboratório. Sempre quando possível é interessante fotografar e filmar o caso e enviar por e-mail, para a consultoria digital.

     O conceito da consultoria digital criada por Luciano Bastos consiste na documentação digital dos testes realizados com as lentes de teste Ultralentes, através de fotografia e filme digital sob a lâmpada de fenda e com a utilização de fluoresceína. Se possível documentar o caso com a visão frontal e em fenda em 45º graus (cross-section view) com luz azul de cobalto e branca. O médico deve documentar os testes e enviar por e-mail juntamente com um pequeno relato do caso juntamente com as informações dos parâmetros das lentes testadas e documentadas. Desta maneira será possível providenciar alterações necessárias na lente final do paciente para uma personalização da adaptação.

     Caso não seja possível documentar por fotos e/ou filmes, pode ser utilizado o formulário próprio de consultoria onde constam espaços para anotações e desenhos. O oftalmologista credenciado pode solicitar ao nosso laboratório o formulário de Análise de Caso de RGP ou de Esclerais em PDF, imprimir o documento e preencher e enviar de volta.

 

1.     Fotografar e/ou filmar padrão de fluoresceína frontal.

2.     Fotografar e/ou filmar o perfil (cross-section view) o perfil da córnea, da lente e lágrima.

3.     Fazer observações no formulário próprio de lentes rígidas ou esclerais.


     Para mais informações sobre a consultoria digital entre em contato clicando aqui

     A Ultralentes foi fundada em 1986 pelo oftalmologista Dr. Saul Bastos e seu filho Luciano Bastos, eles montaram um laboratório próprio para fabricação de lentes inicialmente para o Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos e alguns especialistas no Brasil que já conheciam o projeto. A partir de então ambos estiveram em inúmeros congressos e simpósios nacionais e internacionais de atualização e viajaram diversas vezes aos EUA e Europa para estudos e estágios aprimoramento da tecnologia das lentes de contato RGP Ultralentes e do aperfeiçoamento das técnicas de adaptação.

     Ambos contribuíram em congressos e cursos sobre o tema como palestrantes, professores e colaboradores. A base de conhecimento científico em lentes rígidas iniciou com o Dr. Saul Bastos quando em 1970 e posteriormente em 1974 trabalhou com Joseph W. Soper e com Dr. Louis Girard, MD. Em 1975 e 1976 Dr. Saul Bastos fez estágios em Boston na Boston Foundation For Sight com Dr. Perry Rosenthal, MD, PhD e no Moorefields Eye Hospital em Londres.

     Luciano Bastos teve a oportunidade de estagiar com Joseph W. Soper em 1993 e posteriormente já no século seguinte ter mentores como Dr. Perry Rosenthal, PhD. MD de Boston e Ken Pullum com quem também fez cursos e estágios na Inglaterra no Morrfields Eye Hospital, no Mancherster Roayl Eye College e sem sua clínica privada.

 

     São mais de 50 anos de pesquisa clínica e científica iniciados pelo Dr. Saul Bastos em 1969 e no decorrer das décadas seguintes, desenvolvendo soluções de alta tecnologia e trabalhando com exclusividade com os mais experientes oftalmologistas especializados na adaptação de lentes RGPs. Por volta de 2001 o Dr. Saul pediu a seu filho, Luciano Bastos que pesquisasse sobre uma lente chamada Macrolens, uma lente córneo-escleral de diâmetro entre 13.5 e 14.5 mm que seria uma alternativa para casos de grande complexidade nos quais as lentes RGPs de diâmetros limitados até 12.5mm. eram insuficientes para a obtenção de um melhor resultado. Ao iniciar estas pesquisas Luciano descobriu que a marca ou a tecnologia desta lente havia sido vendida para outro fabricante nos EUA. Não era mais fabricada e comercializada.

     Mas as pesquisas iniciadas por Luciano o levaram a as lentes esclerais, por volta de 2001 até meados de 2007 muito pouco havia de informações atualizadas sobre lentes esclerais pois a adaptação de lentes esclerais, no passado elas eram fabricadas em material acrílico e o paciente somente podia usar por algumas horas para não induzir edema de córnea. O Dr. Saul Bastos sugeriu a seu filho Luciano que entrasse em contato com Dr. Perry Rosenthal MD, PhD, que foi seu professor e orientador em Boston, na Boston Foundation For Sight.

 

     O Dr. Rosenthal tornou-se ao longo dos anos que viriam, seu principal mentor em lentes esclerais. Foram inúmeras horas e grande volume de documentos, trabalhos científicos e troca de informações que proporcionaram um grande embasamento de Luciano Bastos na tecnologia de lentes esclerais. Alguns anos atrás Luciano também teve um segundo mentor na Inglaterra chamado Ken Pullum que além de professor e instrutor tornou-se um amigo até hoje.

     Luciano teve também a sorte de contar com uma rica biblioteca de oftalmologia sobre a adaptação de lentes de contato e encontrou uma vasta documentação de trabalhos de época, inclusive de diferentes autores.   Embora fossem livros antigos de década de 60 e 70 eles continham um riquíssimo acervo de informações sobre a tecnologia de fabricação, de adaptação e de análise fisiológica das adaptações, desde as indicações para córneas irregulares como para casos pós-trauma ou indicações terapêuticas.

     Em 2003 um fornecedor de matéria prima nos enviou amostras de um material alta gás permeabilidade de diâmetro 16.0 mm. e partir de 2004 iniciamos os estudos técnicos para adaptar os equipamentos para fabricação dos primeiros protótipos. Neste ano o Dr. Saul faleceu e o projeto foi suspenso por cerca de seis meses e depois reiniciado em 2005. Durante vários anos o embasamento teórico e prático vinha sendo construído, em 2006 iniciamos a fabricação dos primeiros protótipos de lentes esclerais, fabricando lentes de diâmetros entre 14.5 e 15.8 mm. para em 2007, meados de 2008 iniciar as primeiras adaptações junto ao Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos, com cerca de 20 pacientes que seriam acompanhados por 12 meses.

 

     Em 2008 após revisarmos os 20 pacientes, somente um deles havia abandonado a adaptação, não por complicações mas por preferir continuar com as lentes RGPs. Os resultados foram supreendentes em seguida a Ultralentes lançaria pioneiramente no Brasil as lentes esclerais com material permeável ao oxigênio, de DK 100. A partir de 2010 a Ultralentes foi aos poucos aumentando a disponibilidade de modelos com diâmetros maiores, sendo que atualmente pode fabricar lentes córneo-esclerais de 13.7 a 15.7mm. de diâmetro, semi-esclerais de 15.8 a 17.8mm e esclerais de 18.0 a 21.0 mm com três diferentes desenhos que englobam praticamente 99% dos casos de adaptações de lentes esclerais. E atualmente com os melhores materiais disponíveis para estas lentes.

     As lentes esclerais tem ótimas indicações em casos de ceratocone, dos iniciais aos avançados e extremos, degeneração marginal pelúcida, ceratoglobo, pós-transplante de córnea, pós-implante de anel intraestromal, pós-crosslinking, pós-seqüelas de cirurgias refrativas, pós-trauma, indicações terapêuticas como ceratoconjuntivite sicca, Síndrome de Stevens Johnson, Síndrome de Sjögren, queimaduras químicas ou por radiação entre outras patologias da superfície ocular.

     Os oftalmologistas credenciados contam com a assessoria técnica especializada do seu fundador Luciano Bastos, um dos mais experientes especialistas em casos de alta complexidade do mundo atualmente com diversos desenhos desenvolvidos para as lentes RGPs e esclerais da Ultralentes. Ele também desenvolveu o conceito da consultoria digital e adaptação personalizada na qual os oftalmologistas enviam imagens das adaptações produzidas na lâmpada de fenda com o contraste de fluoresceína juntamente com os dados da lente testada para que sejam feitas alterações de maneira a personalizar a adaptação e com isso obter resultados melhores nos casos mais complexos.

     As lentes RGP Ultralentes e as lentes esclerais SSB e SB estão disponíveis somente para médicos oftalmologistas credenciados e certificados junto ao laboratório. Essa certificação serve para que os especialistas (oftalmologistas) estejam devidamente aptos a utilizar o máximo da tecnologia e serviços disponíveis a ele, garantindo aos usuários finais (pacientes) os melhores resultados possíveis.Na área de oftalmologistas credenciados procuramos diferenciar os especialistas que estão adaptando os diferentes tipos de lentes para facilitar aos pacientes que procuram por nossas lentes, sejam rígidas gás permeáveis como a Ultracone e as esclerais SSB e SB Full Scleral.

     Na área de oftalmologistas credenciados procuramos diferenciar os especialistas que estão adaptando os diferentes tipos de lentes para facilitar aos pacientes que procuram por nossas lentes, sejam rígidas gás permeáveis como a Ultracone e as esclerais SSB.


     Luciano Bastos, diretor e consultor em lentes de contato especiais da Ultralentes é também diretor e instrutor clínico de lentes de contato do Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos. Luciano e a equipe de oftalmologistas do IOSB trabalham juntamente para atender a demanda de pacientes do Dr. Saul Bastos e de centenas de pacientes que procuram o IOSB todo o ano, de diversos estados do Brasil e do exterior à procura de soluções personalizadas para os mais complexos casos e que obtém excelentes resultados.

   SOBRE LUCIANO BASTOS

 

        Diretor e consultor em lentes de contato especiais da Ultralentes, diretor e instrutor clínico de lentes de contato do Instituto de Olhos Dr. Saul Bastos. O fato de acompanhar seu pai desde pequeno em inúmeros congressos de oftalmologia fez com que ele tivesse uma ótima relação com muitos dos maiores especialistas em córnea do país, em lentes de contato e cirurgias, amigos os quais tem profundo respeito e admiração. O grande conhecimento técnico e clínico de adaptações especiais é reconhecido pelos mais experientes especialistas no Brasil. Ele tem contribuído ao longo de sua carreira em congressos, simpósios e cursos de oftalmologia como palestrante, colaborar e coordenador de aulas no tema lentes de contato especiais e como colunista da revista internacional Contact Lens Spectrum Magazine desde 2014. Tem uma ótima relação com oftalmologistas membros do CBO, do SBO e da SOBLEC especialmente.


      Ao longo de sua vida desenvolveu uma ótima relação com cirurgiões e com especialistas em córnea e lentes de contato em diversos estados do Brasil, especialmente junto a oftalmologistas do Hospital e Banco de Olhos de Olhos de Sorocaba, do Hospital São Paulo - Unifesp, do Instituto Benjamin Constant e da PUC-Rio. No Rio Grande do Sul Luciano mantém ótimas relações com oftalmologistas do Hospital Banco de Olhos de Porto Alegre (onde seu pai foi orientador da residência no setor de lentes de contato), com os oftalmologistas do setor de córnea do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre onde seu pai foi professor e um dos fundadores da residência em oftalmologia.

CURRÍCULO

Estágios e aperfeiçoamentos:

 

·         Clínica Dr. Saul Bastos - 1986 até 2004

·         Concise Contact Lens - San Francisco, CA (1989)

·         MidSouth Contact Lens - New Orleans, LO (1989)

·         Lousiana eye Center - New Orleans, LO (1989)

·         X-Cel Contact Lens - Atlanta, GA (1990)

·         Soper International Laboratories - Houston, TS (1993)

·         Joseph W. Soper, OD - Houston, TX - EUA (1993)

·         Lamda Optical Ltd - UK (1997)

·         Jack Allen Contact Lens - London, UK Vistante (2005)

·         Dr. Nigel Hodd, OD - London, UK Visitante (2005)

·         Defense & Science Technology Laboratories (Ministry Of Defense) UK – (2005)

·         Cambridge University - UK  Visitante convidado (2005)

·         Oxford University UK - Visitante convidado (2005)

·         Manchester Royal Eye Hospital - UK (2009)

·         Moorfields Eye Hospital - UK (2009)

·         Treinamento em Tecnologia CNC - Sterling Int. Technologies - Largo, FL (2012)

·         Treinamento em Tecnologia CNC - DAC Intl. - Carpinteria, CA (2014)
 

Membro:
 

·         Contact Lens Manufacturers Association (CLMA) – EUA (até 2010)

·         Rigid Gas Permeable Insitute (RGPLI) - EUA

·         Contact Lens Society of America University (CLSA) - EUA

·         British Contact Lens Association (BCLA) – ING

·         Scleral Lens Education Society (SLS) - EUA


 

 Cursos:

 

·         Total Quality Management, CLMA - EUA (1990)

·         Statistic Process Control, CLMA - EUA (1991)

·         Aspheric RGP Contact Lenses, CLMA - EUA (1993)

·         Modifications of RGP Lens, CLMA - EUA (1993)

·         Joseph W. Soper, OD - Houston, TX - EUA (1993)

·         Contact Lens Technician Advanced - CLAO - EUA (1995)

·         Contact Lens Manufacturing Automation – Lamda Polytech UK (1997)

·         Lentes Asféricas de Alto Índice – Essilor (2000)

·         Clinical Training on Scleral Lenses – Manchester Royal Eye Hospital, UK (2009)

·         Advanced Contact Lens Fitting – Moorfields Eye Hospital, UK (2009)

·         Evaluation of Corneal Topography Technology - UK (BCLA - 2009)

·         Tomografia e Topografia por Orbscan IIz – Jornada Gaucha de Oftalmologia (2010)

·         Tomografia de Segmento Anterior por Pentacam – Jornada Gaucha de Oftalmologia (2011)

·         Clinical Pearls in Scleral Lens Fitting with Oculus Pentacam and WAVE (2020)


 

Palestras, Aulas e Contribuições:

 

·         Palestrante no Congresso anual do CLMA - Washington, DC (1991)

·         Palestrante no Simpósio Internacional da SOBLEC - Rio de Janeiro, RJ (1994)

·         Palestrante no Simpósio Internacional da SOBLEC - Porto Alegre, RS (1996)

·         Palestrante no Simpósio Internacional da SOBLEC - São Paulo, SP (1997)

·         Palestrante no Simpósio 10 anos do Instituto de Olhos do Recife (IOR) Recife, PE (1998)

·         Coordenador de estágio em adaptações especiais em córneas irregulares - IOSB (2004)

·         Colaborador no XVIII Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual Florianópolis, SC (2008)

·         Professor do Curso Avançado de Lentes de Contato - Oftalmologia PUC-Rio (2010)

·         Colaborador do Livro Padrão Cléber Godinho de Lentes de Contato (2ª Edição)

·         Colaborador em Pesquisa Científica da UNIFESP – Projeto Decorin (2010)

·         Artigos publicados na revista Global Contact Magazine - EU (1995 - 2007)

·         1o. Lugar Prêmio de Melhor Fotografia de Córnea – British Contact Lens Association – Manchester (UK 2009)

·         Artigos publicados na revista Contact Lens Spectrum Magazine - EUA (2007 - 2020)

·         Professor do Curso Avançado de Lentes de Contato Oftalmologia PUC-Rio - Rio de Janeiro, RJ (2011)

·         Discutidor no módulo "New Options for the Treatment of Keratoconus" no Global Meeting - SOBLEC Curitiba, PR (2011)

·         Palestrante no VI Congresso Brasileiro da SOBLEC e II Global Meeting in Contact Lens - São Paulo, SP (2013)

·         1o. Lugar Prêmio de Melhor Fotografia de Córnea - Global Specialty Lens Symposium - Las Vegas, NV (EUA 2014)
.         1o. Lugar Prêmio de Melhor Fotografia de Córnea - Global Specialty Lens Symposium - Las Vegas, NV (EUA 2021)

·         Colunista da Contact Lens Spectrum Magazine (Pentavision) - US (2014 - 2021)
 

Atuações:
 

·         Marketing da clínica oftalmológica.

·         Consultoria especializada em casos altamente complexos de lentes de contato.

·         Pesquisador e idealizador das lentes Ultracone, Ultraflat e Semi-Scleral SSB e SB Full Scleral e da tecnologia Thruster*, Spline Wave Technology e Flurescein Enhacer Device..

·         Inúmeros aprimoramentos na técnica de fabricação de lentes de contato.

·         Idealizador da Consultoria Digital (em casos complicados "online" por meios digitais).

·         Publicações de artigos especializados sobre fabricação e adaptação de lentes especiais.

·         Colunista contratado pela Pentavision, US para a revista especializada Contact Lens Spectrum Magazine (2014-2021)

CONSULTORIA DIGITAL

© 2023  Além da Terra. Criado orgulhosamente com Wix.com por Gina Mariam