Deprecated: Function set_magic_quotes_runtime() is deprecated in /home/ultralentes/www/forum/common.php on line 106
Fórum Ultralentes • View topic - Adaptação de Lente Ultracone Pós-Implante de Anéis
Home   FAQ   Members   { CHAT }   Search
Login  Register  

Board index » Ceratocone e Tratamentos » Alternativas Cirúrgicas de Tratamento

 


Post new topic Reply to topic
Author Message
 Post subject: Adaptação de Lente Ultracone Pós-Implante de Anéis
PostPosted: Thu May 24, 2007 5:27 pm | Post{ VIEW_SINGLE_POST } 

User avatar
Site Admin

Joined: Thu Apr 27, 2006 7:45 pm
Posts: 326
Location: Porto Alegre
Adaptação de Lente Ultracone Especial Pós-Implante de Segmentos de Anéis Intraestromais


Image


A adaptação de lentes de contato RGPs em pacientes submetidos ao implante de anéis intraestromais do tipo Ferrara, Intacts ou outros tem sido um desafio para muitos oftalmologistas. Com o crescente número de pacientes submetidos a este procedimento, pode-se observar que muitos ainda precisam de lentes de contato para a melhor visão, uma vez que os óculos não proporcionam uma boa acuidade visual.

A maior dificuldade encontrada é que a extremidade de um dos segmentos dos anéis, geralmente a porção inferior temporal, fica ligeiramente arqueada para cima, elevando assim uma pequena porção de tecido corneano, dificultando a posição e proporcionando um toque significativo das lentes testadas. O uso de lente nestas condições provoca erosão e ceratite nessa região e representa um risco para o paciente, além do desconforto.

Alguns profissionais tem procurado resolver esta dificuldade usando a técnica do Piggyback (adaptar uma lente rígida em cima de uma gelatinosa) para possibilitar o uso da lente e assim "resolver" o problema do paciente. No entanto, muitas vezes ao procurar a utilização desta técnica, o que se consegue é arrumar outros problemas e dificuldades para o paciente, pois além do elevado risco do uso de lentes gelatinosas (mesmo descartáveis) para quem usava lentes RGPs é notório, além de que o custo de duas lentes diferentes para um mesmo olho e também o custo de dois sistemas de limpeza e conservação são aspectos a considerar igualmente.

Desde que no IOSB começamos a receber pacientes com implante de anéis, logo percebemos essa dificuldade, por esta razão, iniciei os estudos de um desenho especial da lente ULTRACONE (Ultracone PCR ou Post Intracorneal Rings) de geometria complexa e avançada para que fosse possível a adaptação de lentes nestes casos. Os resultados recentes mostram que o objetivo foi alcançado, e a caixa de Prova ULTRACONE PCR já é uma realidade que em breve mais oftalmologistas poderão estar utilizando e beneficando a seus pacientes que foram submetidos ao implante.

Com a Ultracone PCR, a córnea do paciente fica protegida e conseguimos obter adaptações sem toque em nenhuma região, exatamente como se consegue com a Ultracone padrão (para ceratocone), mas principalmente, evitamos o toque na região supramencionada, a extremidade inferior do segmento temporal. Estou organizando um trabalho a ser publicado por mim e pelo corpo médico do IOSB para futura publicação sobre o tema, incluindo fotografias de casos.

Não resta dúvidas de que os pacientes submetidos a implante de anéis agora poderão ser adaptados sem maiores problemas e que o uso de lentes Ultracone PCR na clínica oftalmológica, somados a consultoria digital que desenvolvi de 2004 para cá, irão proporcionar um grande salto tecnológico no tratamento conjunto dos ceratocones iniciais e mais avançados com o uso das técnicas de implante de anéis e adaptação de lentes de geometria complexa. O paciente de ceratocone, mesmo os mais avançados casos, onde não existia indicação de implante, poderão ser beneficados com esta técnica, utilizando complementarmente o recurso da adaptação destas lentes.

É uma honra e uma satifação muito grande dar esta notícia hoje, e dedico este trabalho maravilhoso a meu pai, Dr. Saul Bastos, falecido em Setembro de 2004, que foi e sempre será o meu maior mestre e mentor, sem o qual eu jamais chegaria onde estou.

Atenciosamente,

_________________
Luciano Bastos
Diretor & Instrutor Clínico de LC IOSB / Diretor Ultralentes
Membro:
Scleral Lens Education Society (US)
British Contact Lens Association (UK)
Contact Lens Society of America (US)
Contact Lens Manufacturer Association (US)


          Top  
 
 Post subject: Re: Adaptação de Lente Ultracone Pós-Implante de Anéis
PostPosted: Sun Nov 16, 2008 2:52 am | Post{ VIEW_SINGLE_POST } 

User avatar
Site Admin

Joined: Thu Apr 27, 2006 7:45 pm
Posts: 326
Location: Porto Alegre
Uma queixa freqüente sobre o implante de anéis:

Image
Uma imagem vale mais que muitas palavras...

_________________
Luciano Bastos
Diretor & Instrutor Clínico de LC IOSB / Diretor Ultralentes
Membro:
Scleral Lens Education Society (US)
British Contact Lens Association (UK)
Contact Lens Society of America (US)
Contact Lens Manufacturer Association (US)


          Top  
 
 
Post new topic Reply to topic



Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


Display posts from previous:  Sort by  
Jump to:  

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You can post attachments in this forum



cron
maybe a paypal donation button here

Valid CSS!



Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group