Deprecated: Function set_magic_quotes_runtime() is deprecated in /home/ultralentes/www/forum/common.php on line 106
Fórum Ultralentes • View topic - Artigos sobre Cirurgia Refrativa e Complicações
Home   FAQ   Members   { CHAT }   Search
Login  Register  

Board index » Pós-Cirurgias Refrativas e Traumas » Depoimentos Sobre Problemas (RK, PRK, Lasik, etc)

 


Post new topic Reply to topic
Author Message
 Post subject: Artigos sobre Cirurgia Refrativa e Complicações
PostPosted: Sat Jul 29, 2006 1:13 pm | Post{ VIEW_SINGLE_POST } 

User avatar
Site Admin

Joined: Thu Apr 27, 2006 7:45 pm
Posts: 326
Location: Porto Alegre
Para quem sofre de defeitos refrativos, existem cirurgias que mudam o formato da córnea:

Para que os olhos possam ver, os raios de luz devem ser refratados pela córnea, a janela frontal do olho, e pelo cristalino e focados na retina, uma película de células sensitivas à luz que recobre o fundo do olho. Esta converte os raios de luz em impulsos e os envia, através do nervo óptico para o cérebro, que reconhece as imagens.

A visão é nítida se a córnea e o cristalino focalizam a imagem com precisão sobre a retina; quando isso não acontece tem-se o chamado defeito refrativo, que é provocado pelo formato incorreto do olho.
Óculos e lentes de contato corrigem as distorções refrativas adicionando ou subtraindo o poder de refração do olho. Mas, atualmente, existem as cirurgias que mudam o formato da córnea para corrigir os erros refrativos miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Os procedimentos cirúrgicos refrativos disponíveis são:
  • Para quem sofre de defeitos refrativos
  • Existem cirurgias que mudam o formato da córnea
Para que os olhos possam ver, os raios de luz devem ser refratados pela córnea, a janela frontal do olho, e pelo cristalino e focados na retina, uma película de células sensitivas à luz que recobre o fundo do olho. Esta converte os raios de luz em impulsos e os envia, através do nervo óptico para o cérebro, que reconhece as imagens.

A visão é nítida se a córnea e o cristalino focalizam a imagem com precisão sobre a retina; quando isso não acontece tem-se o chamado defeito refrativo, que é provocado pelo formato incorreto do olho.
Óculos e lentes de contato corrigem as distorções refrativas adicionando ou subtraindo o poder de refração do olho. Mas, atualmente, existem as cirurgias que mudam o formato da córnea para corrigir os erros refrativos miopia, hipermetropia e astigmatismo.

Os procedimentos cirúrgicos refrativos disponíveis são:

  • Ceratotomia Radial (CR);
  • Ceratotomia Astigmática (CA);
  • Ceratotomia Foto Refrativa (CFR);
  • Ceratoplastia Lamelar Automatizada (CLA).

Ceratotomia Radial (CR) e Ceratotomia Astigmática (CA)
A Ceratotomia Radial (CR) reduz a miopia mudando a curvatura da córnea sobre a pupila. Através de um microscópio e do bisturi de diamante, o cirurgião faz normalmente quatro incisões radiais (ceratotomias) na córnea. As incisões provocam uma pressão normal dentro do olho que aumentam a curvatura nas laterais da córnea e aplainam o centro ou zona óptica, diminuindo a distância que os raios luminosos tem que percorrer até atingir a córnea.

Nos dias atuais, cerca de 85% das pessoas selecionadas para este tipo de microcirurgia, podem se submeter aos exames para obtenção da carteira de motorista que requer 20/40 de visão sem óculos ou lentes de contato.

Em um longo estudo de CR, 64% das pessoas não precisaram mais de óculos ou lentes de contato após a cirurgia, enquanto 36% precisaram em maior ou menor escala. Pessoas com baixos graus de miopia obtiveram os melhores resultados. Entretanto, o resultado efetivo para cada pessoa não pode ser previsto com precisão. Também é bom lembrar que óculos de leitura podem ser necessários para pessoas mais velhas porque a CR não altera o processo de acomodação visual.

A CA pode ser combinada com a CR para reduzir a miopia e o astigmatismo ao mesmo tempo.


Complicações no momento da cirurgia são raras, mas podem ser sérias

Complicações no momento da cirurgia são raras mas podem ser sérias. Após a CR e a CA, a córnea cicatriza lentamente e os problemas devido aos efeitos colaterais dessa demora podem ser:

  • Visão flutuante, principalmente nos primeiros meses após a cirurgia;
  • Córnea enfraquecida, mais vulnerável à ruptura sob um impacto direto;
  • Infecção;
  • Necessidade de mais de uma cirurgia refrativa;
  • Dificuldade para acomodação de lentes de contato;
  • Clarão em volta de lâmpadas;
  • Dor temporária.


Ceratotomia Foto Refrativa (CFR)

Nos últimos anos um novo tipo de cirurgia a laser vem sendo usado para corrigir a miopia. No procedimento chamado de Ceratotomia Foto Refrativa (CFR), o Excimer Laser esculpe com precisão a superfície da córnea, usando um potente feixe de raios ultravioleta controlado por computados, de modo a obter a refração desejada. Neste processo não é usado bisturi de diamante.

Para baixos graus de miopia, o CR e o CFR obtêm resultados similares, sendo que córnea fica normalmente mais resistente a acidentes neste último procedimento. Pelo fato do laser remover tecido do centro da zona óptica da córnea, é comum como efeito colateral do CFR, a visão ficar temporariamente enevoada. Entretanto ela melhora em alguns meses.

Há milhares de pessoas nos Estados Unidos que se submeteram à cirurgia com Excimer Laser através de um plano de pesquisas autorizado e fiscalizado pelo FDA (Food and Drug Administration).

Em um estudo conduzido recentemente pelo FDA, 95% dos olhos operados foram corrigidos para 20/40 ou melhor. O estudo também demonstrou que cerca de 63% dos pacientes apresentaram visão borrada após a cirurgia e que 10% dos pacientes declararam ver halos em volta das lâmpadas. Estes sintomas desapareceram na maioria dos pacientes cerca de seis meses após a cirurgia.

Novas técnicas de CFR para reduzir hipermetropia e astigmastismo estão em desenvolvimento.

Ceratoplastia Lamelar Automatizada (CLA)

É um procedimento usado para reduzir graus elevados de miopia e hipermetropia. O cirurgião usa um instrumento chamado "microkeratome" para formar uma aba na córnea.

Possíveis complicações ou efeitos colaterais do CLA, incluem:

  • Astigmatismo irregular;
  • Clarão em volta de lâmpadas;
  • Correção exagerado ou insuficiente do defeito;
  • Impossibilidade de usar lentes de contato.

Atualmente está disponível o procedimento chamado LASIK (Laser in Situ Keratomileusis) para reduzir autos graus de miopia. Esta técnica combina o uso do "microkeratome", para formar a aba, e do laser para remover uma fina camada de tecido da superfície exposta.

Qual o melhor método para corrigir os defeitos refrativos?
Não existe o melhor método para corrigir os defeitos refrativos. A correção mais apropriada depende do tipo de defeito refrativo e do estilo de vida da pessoa. Cada pessoa deve consultar seu médico oftalmologista e escolher o procedimento que mais se adapta ao seu caso.

O que deve ser considerado para a escolha da cirurgia refrativa?

A cirurgia refrativa deve ser escolhida quando:

  • Se deseja diminuir a dependência de óculos e lentes de contato;
  • Não existem doenças oculares;
  • Há a disposição de aceitar os riscos inerentes e os efeitos colaterais do procedimento;
  • O defeito refrativo pode ser corrigido pelo procedimento.
Apesar da cirurgia refrativa garantir para algumas pessoas a alternativa para se tornar independente de óculos e lentes de contato, ela não é para todo mundo.

A pessoa pode não ser uma boa candidata para a cirurgia refrativa se está satisfeita e se sente confortável com seus óculos ou lentes de contato e se não está disposta a aceitar os eventuais efeitos colaterais dos procedimentos atualmente disponíveis. Mesmo após a cirurgia refrativa, algumas pessoas ainda necessitam de óculos ou lentes de contato em certos casos.

Cirurgia, lentes de contato e óculos, cada um tem seus benefícios e inconvenientes. O melhor método de corrigir a visão deve ser decidido após cuidadosos exames e discussões com o médico oftalmologista.


Consentimento para a Cirurgia Refrativa
A cirurgia refrativa é um procedimento eletivo executado na córnea sadia. Será requerido ao paciente assinar um documento de consentimento. O paciente deve examiná-lo cuidadosamente. É importante lembrar, como em todas as cirurgias, não pode ser garantido um resultado positivo. Se houver qualquer dúvida, deve ser consultado o cirurgião antes de assinar o consentimento.

É importante que a córnea esteja em seu estado natural no momento da cirurgia.

Preparação para a cirurgia
É importante que a córnea esteja em seu estado natural no momento da cirurgia. Lentes de contato rígidas devem ser afastadas duas a três semanas antes da cirurgia e lentes de contato gelatinosas três dias antes. Deve-se evitar também o uso de maquiagem até três dias antes da cirurgia para evitar o crescimento de bactérias nas proximidades das pálpebras.

O que pode ocorrer no Pós-operatório
O local, após a microcirurgia refrativa, pode ficar ligeiramente dolorido. Colírios ou tampões sedativos podem ser usados para aliviar a dor. A pessoa não estará apta a dirigir no dia da cirurgia e por isso deverá providenciar transporte.

A visão poderá oscilar por um período, conforme a cirurgia. Dependendo da ocupação, será necessário observar alguns dias de repouso. A cirurgia deve ser programada considerando o tempo de recuperação. O médico oftalmologista vai acompanhar a restabelecimento e os resultados ópticos em diversos exames posteriores.

Fonte: Folhetos de informação aos clientes da Academia Americana de Oftalmologia, publicado no site DayHORC

_________________
Luciano Bastos
Diretor & Instrutor Clínico de LC IOSB / Diretor Ultralentes
Membro:
Scleral Lens Education Society (US)
British Contact Lens Association (UK)
Contact Lens Society of America (US)
Contact Lens Manufacturer Association (US)


          Top  
 
 
Post new topic Reply to topic



Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


Display posts from previous:  Sort by  
Jump to:  

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You can post attachments in this forum



cron
maybe a paypal donation button here

Valid CSS!



Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group