Deprecated: Function set_magic_quotes_runtime() is deprecated in /home/ultralentes/www/forum/common.php on line 106
Fórum Ultralentes • View topic - Lasik é alvo de contestações pelo FDA (EUA)
Home   FAQ   Members   { CHAT }   Search
Login  Register  

Board index » Pós-Cirurgias Refrativas e Traumas » Depoimentos Sobre Problemas (RK, PRK, Lasik, etc)

 


Post new topic Reply to topic
Author Message
 Post subject: Lasik é alvo de contestações pelo FDA (EUA)
PostPosted: Mon May 05, 2008 3:09 am | Post{ VIEW_SINGLE_POST } 

Regular Member

Joined: Tue May 01, 2007 1:23 am
Posts: 14
Location: Rincon Point, CA
MÁRCIO PINHO
da Folha de S.Paulo

Aclamada por médicos e pacientes como uma cirurgia com excelentes resultados em pessoas com miopia, hipermetropia ou astigmatismo, a operação conhecida como Lasik também é alvo de contestações. Algumas entidades e pacientes reclamam que há chances consideráveis de a cirurgia não produzir os efeitos desejados, além do risco de seqüelas.

O último órgão a propor uma discussão sobre a cirurgia foi o FDA, agência que regula o setor de saúde nos EUA --onde o Lasik é usado desde 1998. O órgão iniciou audiências públicas em abril para debater a técnica e prepara um estudo para entender melhor quem tem maus resultados e se será necessário emitir um alerta. "Há claramente um grupo não satisfeito e que não consegue o resultado esperado", disse Daniel Schultz, chefe de procedimentos médicos do FDA.

Uma das entidades que lutam por restrições à técnica está na internet. O site http://www.lasikdisaster.com reúne estudos e depoimentos contra o Lasik, afirmando que ele pode ter "conseqüências desastrosas". Pacientes contam que ficaram com seqüelas, principalmente olho seco ou perda de visão. Nos estudos disponibilizados, tenta-se comprovar os riscos. Um deles defende que até 60% dos pacientes podem ter olho seco após a operação.

Outro argumento é o desconhecimento dos efeitos a longo prazo, já que o Lasik passou a ser usado apenas nos anos 90. Desde então, ele se popularizou e se tornou uma ferramenta usada em mais de um milhão de pessoas por ano no mundo, segundo sites médicos. O Lasik consiste no corte de uma fina camada da córnea que permite a passagem do laser. Ele remodela a córnea seguindo um mapa feito com informações colhidas anteriormente sobre o olho do paciente e o que precisa ser alterado.

Hamilton Moreira, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, diz que, considerando os limites do laser, a cirurgia tem resultados "extremamente bons" quando bem indicada. "Tudo, em medicina, é uma relação entre expectativa e realidade. O que aconteceu nos primeiros anos do Lasik foi uma expectativa de supervisão, como um verdadeiro milagre, mas, depois, o paciente percebia que havia limitações." Entre elas, o grau do problema: pessoas com mais de sete graus de miopia, por exemplo, não costumam receber a indicação.

Moreira, que diz considerar-se um entusiasta do Lasik, afirma que as complicações verificadas em sites com o "lasikdisaster" estão relacionadas à enorme quantidade de pacientes submetidos à cirurgia. "É uma das operações mais feitas no mundo. Por isso, é claro que tem também um número maior de complicações, inerentes a qualquer cirurgia." Ele diz, entretanto, que a cirurgia alcançou um grau de segurança bastante alto e que ela já não é feita em tantos pacientes como nos primeiros anos. "Hoje se faz menos e com mais segurança. O sistema ficou todo computadorizado. O médico não precisa mais digitar no computador o grau de miopia do paciente, por exemplo. Isso é automático", diz.

Source: Folha Online
Domingo, 04 de maio de 2008

_________________
Luke McE
Membro do Wikipedia Projeto Medicina
Administrador e Moderador de Comunidades do Orkut Relacionadas a Visão


          Top  
 
 Post subject: Re: Lasik é alvo de contestações pelo FDA (EUA)
PostPosted: Thu Jun 26, 2008 1:47 pm | Post{ VIEW_SINGLE_POST } 

User avatar
Site Admin

Joined: Thu Apr 27, 2006 7:45 pm
Posts: 326
Location: Porto Alegre
Muito interessante o artigo, realmente a tecnologia dos excimer laser e das técnicas de cirurgia refrativa evoluiram muito nos últimos 10 anos principalmente. As clínicas e centros de oftalmologia de maior porte podem adquirir estas novas tecnologias que custam em torno de meio milhão de dólares, e repassam a tecnologia (equipamento) anterior e este possivelmente será utilizado por outros profissionais, logo o aumento da oferta exponencial da cirurgia refrativa acaba inclusive baixando um pouco o seu custo e colaborando no sentido de popularizar o tratamento.

Mesmo que os índices de complicações e intercorrências na cirurgia refrativa sejam realmente baixos, a popularização do tratamento aumenta a amostragem de casos e consequentemente aumenta o número de casos com complicações. Como diz o professor Moreira no texto acima, o aumento do número de pacientes com complicações deve-se a esta popularização e maior amostragem, não significando que tenha aumentado o número em termos percentuais, mas sim pelo maior número de "amostras".

_________________
Luciano Bastos
Diretor & Instrutor Clínico de LC IOSB / Diretor Ultralentes
Membro:
Scleral Lens Education Society (US)
British Contact Lens Association (UK)
Contact Lens Society of America (US)
Contact Lens Manufacturer Association (US)


          Top  
 
 
Post new topic Reply to topic



Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


Display posts from previous:  Sort by  
Jump to:  

You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You can post attachments in this forum



cron
maybe a paypal donation button here

Valid CSS!



Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group